Justiça aceita denúncia do MPF contra Rocha Loures por corrupção passiva

Ministério Público

Publicado em 12/12/2017 - 08:01 Por Kariane Costa - Brasília

Ex-deputado e ex-assessor do presidente Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures virou réu por corrupção passiva.


A Justiça Federal em Brasília aceitou, nessa segunda-feira (11), a denúncia do Ministério Público Federal contra Loures, após as investigações iniciadas a partir das delações da JBS.

 

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot denunciou Temer e Rocha Loures ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de corrupção passiva, mas a Câmara dos Deputados não autorizou a abertura de processo. Por isso, o Supremo encaminhou a denúncia para a primeira instância do Distrito Federal.

 

Esse processo tem relação com uma mala com R$ 500 mil flagrada com Loures, em uma ação filmada e acompanhada pela Policia Federal (PF) em São Paulo em abril deste ano.

 

Loures cumpre prisão domiciliar enquanto responde ao processo criminal.

 

A mala foi entregue pelo ex-executivo da JBS Ricardo Saud, a mando de Joesley Batista. Os dois hoje estão presos. 

 

A ação  relacionada com o presidente Michel Temer deverá ser analisada somente quando Temer deixar a Presidência.


A Presidência sempre negou as acusações.

 

* Defesa de Rocha Loures:  O advogado de defesa de Rocha Loures, Cezar Bitencourt, emitiu nota na qual informou que se for mantida na 10ª Vara Federal em Brasília a análise do caso contra seu cliente, essa decisão seria inconstitucional uma vez que “indiretamente estará sendo julgado o Presidente [Michel Temer], visto que os fatos e as provas são as mesmas”.

Segundo o advogado, assim, a decisão do ministro do STF Edson Fachin de desmembrar o processo estaria em desacordo com a Carta Magna.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo