PGR pede ao STF que empresário Jacob Barata seja preso novamente

Justiça

Publicado em 05/12/2017 - 00:27 Por Samanta do Carmo - Brasília

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, protocolou no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira (4), um pedido para a Corte revise a decisão tomada pelo ministro Gilmar Mendes na sexta-feira, que revogou a prisão preventiva do empresário do setor de transporte coletivo do Rio de Janeiro, Jacob Barata Filho.

 

No documento, a PGR argumenta que a Justiça Federal tinha determinado a prisão com base nas investigações da operação Cadeia Velha, que está sob responsabilidade do ministro Dias Toffoli no STF, por isso, Gilmar Mendes não teria competência para decidir pelo fim da prisão do empresário. Toffoli já tinha negado o pedido de revogação da prisão.

 

Barata é acusado pela força tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro de participação em um esquema de corrupção envolvendo empresas de ônibus e pagamento de propina para políticos, descoberto pela Operação Ponto Final.

 

O empresário foi preso preventivamente pela primeira vez em julho e beneficiado por um habes corpus emitido por Gilmar Mendes em agosto. Desde então, Barata foi preso mais duas vezes.

 

O ministério público chegou a pedir que Mendes fosse impedido de atuar no processo.

 

Entre os pontos alegados para pedir a suspeição foi listado o fato de que o escritório de advocacia no qual trabalha a esposa do ministro faz a defesa de empresas de Barata nos processos relacionados a Operação Ponto Final.

 

Além disso, Gilmar Mendes foi padrinho do casamento da filha de Jacob Barata, que ainda é sócio de um cunhado de Mendes em uma empresa de ônibus.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo