Câmara aprova projetos da bancada feminina relacionados a estupro, feminicídio e importunação sexual

Pauta feminina

Publicado em 08/03/2018 - 12:26 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Em uma sessão presidida por deputadas mulheres, a Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (7), uma série de projetos de lei da bancada feminina, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8).

 

O primeiro projeto aprovado estabeleceu o crime de divulgação de cenas de estupro e aumentou a pena para estupro coletivo. O texto, de origem do Senado, foi alterado para punir com prisão de um a cinco anos aquele que oferecer, vender ou divulgar, por qualquer meio, fotografia ou vídeo que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável.

 

O crime de estupro, atualmente punido com prisão de seis a dez anos, teve a pena aumentada de um a dois terços nos casos de estupro coletivo – aquele cometido por duas ou mais pessoas. A nova redação também estabelece a pena para os crimes de estupro "corretivo", ou seja, quando há a intenção de controlar o comportamento social ou sexual da vítima.

 

O projeto inclui ainda o crime de importunação sexual, que é a prática de ato libidinoso na presença de alguém sem que essa pessoa concorde. Atualmente, o Código Penal enquadra a importunação sexual como contravenção penal, punindo apenas, com multa, pessoas que se masturbam ou ejaculam em transportes públicos, por exemplo. A matéria volta ao Senado para apreciação antes de ser sancionada.

 

Também nessa quarta-feira, o plenário aprovou o projeto de lei que estabelece a perda do poder familiar (do pai ou da mãe) em caso de feminicídio, de lesões gravíssimas e abuso sexual contra os filhos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo