Entenda como fica a situação de Lula após a decisão do STF

Justiça

Publicado em 05/04/2018 - 12:43 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Mesmo o Supremo negando o habeas corpus ao ex-presidente Lula, a prisão dele não é imediata. Vai depender ainda do TRF-4 e do juiz Sérgio Moro.

 

É que a defesa do ex-presidente tem até o dia 10, próxima terça-feira, para apresentar os embargos dos embargos de declaração. Esse é o último recurso que pode ser apresentado ao TRF-4, o Tribunal Federal sediado em Porto Alegre e onde tramita o processo.


Somente após a análise desse último recurso que Lula  poderá ser preso. 

 

Isso quer dizer que a decisão final ficará nas mãos do juiz Sérgio Moro.

 

O professor de Direito Penal, Heron Renato, explicou que Moro precisa esperar o ofício do TRF-4.

 

Não há um prazo definido para o TRF4 julgar o último recurso da defesa do ex-presidente, que deve ser apresentado na próxima terça-feira.

 

Mas o tribunal tem mostrado celeridade em relação a este caso.

 


O embargo dos embargos, recurso que ainda cabe à defesa do ex-presidente na 2ª instância, é considerado um recurso meramente burocrático, serve para a defesa pedir explicações sobre possíveis omissões ou incoerências na decisão judicial, mas não muda o mérito da condenação, que pediu mais de 12 anos de prisão ao ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex.

 

* Áudio e texto atualizados às 15h06 de 05/04/18. 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo