Justiça Federal julga hoje último recurso do ex-presidente Lula na segunda instância

Justiça

Publicado em 18/04/2018 - 10:53 Por Danyele Soares - Brasília

O último recurso na segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será julgado hoje pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.


No recurso, a defesa de Lula pede que sejam acolhidos outros recursos para suprir, segundo os advogados, omissões de decisões anteriores. Também solicitam que seja reconhecida a suspeição do juiz federal Sérgio Moro que, de acordo com a defesa, não poderia julgar o caso.

 

E pedem ainda que o novo recurso tenha efeito infringente, ou seja, possa modificar o julgamento, e que sejam analisados documentos que, segundo a defesa, comprovam a inocência do ex-presidente.


De acordo com a assessoria do TRF, os embargos de declaração não podem mudar o mérito da decisão, apenas podem pedir esclarecimentos.


Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o último dia 7.

 

Ele cumpre a pena de 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.


Se os novos recursos forem negados, os advogados de Lula poderão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, por meio do chamado recurso especial, ou ao Supremo Tribunal Federal, com um recurso extraordinário.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo