Lula está em Curitiba, onde começa a cumprir pena de prisão

Lula

Publicado em 07/04/2018 - 23:37 Por Juliana Russomano - Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde começa a cumprir a pena de 12 anos pela condenação em segunda instância no caso do trilpex do Guarujá.
Lula vai ficar em uma sala especial que foi reservada para ele. O local funcionava como dormitório para agentes da PF e foi transformado em uma sala de Estado Maior, devido à condição de ex-presidente. No espaço, há apenas uma mesa, uma cadeira, uma cama e banheiro. Há ainda uma janela que dá vista para a parte interna do prédio.


A chegada do ex-presidente foi acompanhada por manifestantes favoráveis e contrários e o clima foi de tensão. Foram explodidas bombas de efeito moral para conter a multidão a favor de Lula.
Separados por um espaço de 30 metros, os grupos gritavam palavras de ordem. Apoiadores de Lula se emocionaram, o grupo usou um sinalizador ao saber que o ex-presidente havia desembarcado na capital paranaense. Do outro lado, manifestantes contrários comemoraram a prisão com fogos de artifício, buzinas e bandeiras do Brasil.

 

A chegada de Lula ao local foi negociada pela defesa dele e a Polícia Federal.


O ex-presidente é o primeiro do Brasil preso por crime comum. Antes de Lula, cinco ex-presidentes da República foram detidos, mas por motivações políticas. As prisões começaram com Hermes da Fonseca, no começo do século 20, depois, Washington Luís e Arthur Bernardes, nos anos 30, Café Filho, na década de 50, e Juscelino Kubitschek, durante a ditadura militar.

 

No caso de Lula, ele foi condenado após acusação de ter sido beneficiado com o repasse de 3 milhões e 700 mil reais para a compra e reforma do triplex no Condomínio Solaris no Guarujá.

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo