TRF-4 marca para o dia 18 julgamento do último recurso do ex-presidente Lula

Justiça

Publicado em 13/04/2018 - 15:43 Por Danyele Soares - Brasília

O último recurso na segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será julgado na próxima quarta-feira, dia 18. A data foi marcada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Os desembargadores vão julgar os embargos dos embargos de declaração no caso envolvendo o triplex no Guarujá, em São Paulo.

 

No recurso, a defesa de Lula pede que sejam acolhidos os recursos para suprir, segundo os advogados, omissões de decisões anteriores. Também solicitam que seja reconhecida a suspeição do juiz federal Sérgio Moro que, de acordo com a defesa, não poderia julgar o caso.

 

E pedem ainda que o novo recurso tenha efeito infringente, ou seja, possa modificar o julgamento, e que sejam analisados documentos que, segundo a defesa, comprovam a inocência do ex-presidente.

 

De acordo com a assessoria do TRF, os embargos de declaração não podem mudar o mérito da decisão, apenas podem pedir esclarecimentos. A assessoria informa ainda que o Tribunal costuma não admitir os novos recursos.

 

No despacho de Sérgio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente, os embargos dos embargos seriam apenas uma manobra da defesa para protelar o processo. Mas a defesa rebate dizendo que o juiz estava realizando considerações que não são de sua função, o que é contrário ao interesse da Justiça.

 

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o último sábado. Ele cumpre a pena de 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Se os novos recursos forem negados, os advogados de Lula só poderão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, por meio do chamado recurso especial, ou ao Supremo Tribunal Federal, com um recurso extraordinário.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo