TRF-4 nega último recurso de Lula na segunda instância no caso do triplex do Guarujá

Justiça Federal

Publicado em 18/04/2018 - 14:23 Por Danyele Soares - Brasília

O último recurso na segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi negado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

 

Em um julgamento que durou menos de 10 minutos, os desembargadores da Oitava Turma rejeitaram, por unanimidade, os chamados embargos dos embargos de declaração no caso envolvendo o triplex no Guarujá, em São Paulo.

 

A defesa de Lula pedia que fossem acolhidos os recursos para suprir, segundo os advogados, omissões de decisões anteriores. Mas no entendimento do desembargador Victor Laus, a tese da defesa já havia sido rejeitada no recurso anterior,  em março.

 

No início do julgamento, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, pediu que o caso só fosse julgado após o retorno do relator, o desembargador João Pedro Gebran Netto, que está de férias e é substituído pelo juiz Nivaldo Brunoni.

 

Mas Nivaldo Brunoni rebateu e o pedido  foi negado por unanimidade.

 

Agora, a defesa só pode recorrer aos tribunais superiores. Os advogados terão 15 dias, a partir da publicação da decisão, para apresentar à vice-presidência do TRF o recurso especial, destinado ao Superior Tribunal de Justiça, e o recurso extraordinário, destinado à Suprema Corte.

 

Depois disso, o Ministério Público Federal também pode apresentar seu posicionamento. Cabe ao Tribunal de Porto Alegre funcionar como um filtro e avaliar se os recursos podem ser encaminhados às instâncias superiores.

 

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o último dia 7. Ele cumpre a pena de 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A acusação afirma que Lula recebeu propina da empreiteira OAS por meio da reserva do triplex. A defesa nega e diz que o ex-presidente nunca teve a posse do imóvel.

 

* Matéria atualizada às 15h50 para acréscimo de informações e inclusão de sonoras.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo