Julgamento sobre foro privilegiado é retomado no Supremo

Justiça

Publicado em 03/05/2018 - 15:18 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro Gilmar Mendes é o último a votar nesse julgamento sobre a restrição do foro por prerrogativa da função. Ele ainda está votando. Mendes já falou que a previsão do foro privilegiado é ampla porque a Constituição foi escrita após um período de ditadura. Na época, o objetivo era garantir estabilidade política.

 

 

Até agora, dez ministros votaram. Sete para que o foro privilegiado só tenha validade para crimes cometidos durante o mandato e que se relacionem ao cargo. Outros três, votaram para que o foro seja aplicado em casos de crimes que não tenham a ver com a atividade política.

 

 

De acordo com um estudo do Senado, quase 55 mil autoridades têm direito a foro privilegiado em todo o país. Mas, de acordo com os ministros aqui do Supremo, as mudanças afetariam apenas 594 pessoas: 81 senadores e 513 deputados federais, porque o caso concreto que motivou esse debate aqui no Supremo é o de um deputado federal.

 

 

* O repórter participou ao vivo 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo