Prefeito de Barcarena e lideranças comunitárias prestam depoimento na CPI da Hydro Alunorte

Barcarena

Publicado em 21/05/2018 - 20:15 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O prefeito de Barcarena, Antonio Carlos Vilaça, revelou nesta segunda-feira que parte das bacias da mineradora Hydro Alunorte foram construídas por uma empresa de sua propriedade. As obras teriam sido realizadas antes de 2013, quando Vilaça ainda não era prefeito.

 

A afirmação foi dada à Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do estado que investiga os danos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Pará.

 

De acordo com Vilaça, o município fiscalizava a utilização das bacias construídas por ele antes do mandato e não aprovou obras de ampliação supostamente realizadas pela Alunorte no local. Em seu depoimento, o prefeito ainda se manifestou sobre a assistência à população logo após o transbordamento das bacias da empresa Hydro Alunorte, em fevereiro deste ano.

 

Segundo ele, as águas do igarapé estavam com a coloração branca e os poços de água potável tiveram que ser interditados. O município providenciou atendimento médico para os moradores e água potável.

 

Apesar dos sucessivos acidentes ambientais na região, incluindo o naufrágio de embarcações com bovinos, o prefeito admitiu que a cidade ainda não possui planos de contingência.

 

Além do prefeito de Barcarena, a CPI ouviu nesta segunda-feira Petronilo Progênio Alves, Presidente do Grupo de Trabalho das Comunidades de Barcarena, e Valter dos Santos Freitas, Presidente da Associação da Comunidade Quilombola Gibriê Lourenço.

 

As lideranças comunitárias criticaram o polo industrial e acusaram a empresas de danos ambientais, bem como falta de políticas de responsabilidade social e trabalho para os moradores da região.

 

Na semana passada, dois diretores nacionais da empresa Hydro Alunorte prestaram depoimentos na CPI. Eles defenderam que não houve transbordamento das bacias e nem vazamento de rejeitos após a intensa chuva de fevereiro.

 

Deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito consideram que algumas informações sobre os testes no solo e na água foram sonegadas pela mineradora  e cogitam pedir quebra de sigilo das correspondências eletrônicas entre os diretores. Nesta terça-feira, a CPI fará novas oitivas, mas os nomes dos depoentes ainda não foram divulgados.

 

* Nota da empresa: A Alunorte informou que está colaborando com os parlamentares da CPI da Assembleia Legislativa do Pará e se mantém disponível para todos os esclarecimentos junto aos órgãos governamentais.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo