José Dirceu já está em liberdade

Judiciário

Publicado em 27/06/2018 - 09:19 Por Danyele Soares - Brasília

Já está solto o ex-ministro José Dirceu. Ele deixou, durante a madrugada, o Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava preso há um mês, indo direto para seu apartamento em uma área nobre de Brasília.


Dirceu foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 3 votos a 1, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski decidiram que o petista pode aguardar em liberdade o julgamento dos recursos contra a pena de 30 anos de prisão a que foi condenado na Operação Lava Jato. Apenas Edson Fachin votou contra. O ministro Celso de Mello não participou da sessão.


De acordo com as investigações, Dirceu teria recebido propinas em negociações de contratos da Petrobras, no período de 2004 a 2011. Mas a defesa nega. Após a decisão da Segunda Turma, o advogado do petista, Roberto Podval, comemorou e afirmou que o ex-ministro não oferece risco à sociedade.

 

Também em sessão da Segunda Turma, os ministros do Supremo Tribunal decidiram soltar o ex-tesoureiro do Partido Progressista, João Cláudio Genu. Segundo Dias Toffoli, há “plausibilidade jurídica” em um recurso apresentado pela defesa de Genu ao Superior Tribunal de Justiça contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O ex-tesoureiro do PP foi condenado a 9 anos de prisão por corrupção passiva e associação criminosa.

 

* Áudio alterado às 9h40 do dia 27/06/2018 para consolidação de informações. 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo