PGR pede que ex-secretário estadual de Obras do Rio volte para a prisão

Lava Jato

Publicado em 07/06/2018 - 14:25 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal, pedindo a revogação do habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, ao ex-secretário estadual de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga. Ele foi preso em dezembro de 2016, na Operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato no Rio, mas no último dia 23 de maio, Mendes determinou sua soltura.

 

No recurso, Dodge lembrou que, em setembro do ano passado, o próprio Gilmar Mendes já tinha negado um pedido de habeas corpus da defesa de Hudson Braga. Na época, o ministro alegou que o ex-secretário havia sido condenado em primeira instância e que, por isso, o habeas corpus tinha perdido o objeto. Mas ao julgar o novo pedido de libertação, Mendes alegou que a prisão não atendia aos requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal.

 

Dodge argumentou que, o ministro não deixou claro quais requisitos não eram cumpridos pela prisão, e destacou que o próprio STF já negou pedidos de habeas corpus em casos semelhantes ao de Hudson Braga. A Procuradora afirmou ainda que a prisão preventiva é necessária para garantir a ordem pública e econômica, bem como para assegurar a aplicação da lei penal, já que o ex-secretario ainda responde a outros processos.

 

Hudson Braga já tem uma condenação em primeira instância na Lava Jato por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Nesse caso ele pegou 27 anos de prisão.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo