Alckmin depõe em São Paulo por suspeita de caixa 2 para campanhas de 2010 e 2014

Inquérito

Publicado em 15/08/2018 - 21:21 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O ex-governador de São Paulo e candidato a presidência da República pelo PSDB, Gerlado Alckmin prestou depoimento nesta quarta-feira (15) no inquérito que investiga a denúncia de caixa 2 da Odebrecht para as campanhas do tucano.

 

O depoimento durou uma hora, mas Alckmin chegou e saiu do Ministério Público de São Paulo pelas portas do fundo e não falou com os jornalistas. 

 

O inquérito, que corre em sigilo, investiga a denúncia que tem origem em delações premiadas de funcionários da Odebrecht de que a construtora teria pago R$ 10,3 milhões  em forma de caixa 2 para as campanhas do político ao governo de São Paulo em  2010 e 2014. 

 

Planilhas entregues na delação relacionariam o contrato da empreiteira com a SABESP, empresa de saneamento básico de São Paulo, para a construção de um emissário de esgoto no litoral paulista e o contrato para a construção da Linha 6 do metrô na capital como contrapartidas à Odebrecht em troca do apoio à campanha.  

 

Mas, segundo o advogado de José Eduardo Alckmin, a defesa ainda não teve acesso às provas. O advogado defendeu as delações premiadas, mas disse que para  condenar é preciso provas.

 

O inquérito que investiga Geraldo Alckmin foi aberto no dia 20 de abril pelo promotor do Patrimônio Público Ricardo Manuel Castro, duas semanas depois dele se desincompatibilizar do governo do estado para disputar à presidência da República e perder o foro privilegiado.

 

A defesa de Alckmin tentou uma manobra para transferir e deixá-lo a cargo do procurador-geral do Estado Gianpaolo Smanio, indicado por Alckmin para ocupar a cadeira, mas o pedido não foi acatado pelo Conselho do Ministério Público. 

 

Além de Alckmin, também estão sendo investigados Adhemar César Ribeiro, cunhado do tucano, e o ex-secretário e ex-tesoureiro da campanha de 2014, Marcos Monteiro. As denúncias também estão sendo investigadas pela Justiça Eleitoral.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo