Após pedido de vista, 1ª Turma do STF decide na próxima terça se aceita denúncia contra Bolsonaro

Supremo

Publicado em 29/08/2018 - 08:50 Por Victor Ribeiro - Brasília

Ficou para semana que vem a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal e candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro.

 

A Procuradoria-Geral da República atribui a Bolsonaro os crimes de racismo e xenofobia, além de acusar o deputado de ter incitado a violência contra mulheres e à população LGBTI – lésbicas, gays, bi, trans e intersexuais.

 

O vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, lembrou que o episódio que resultou na denúncia foi uma palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, no ano passado.

 

O advogado de Bolsonaro, Antônio Sérgio Pitombo, afirmou que o candidato não pode ser punido por exercer seu direito à liberdade de expressão.

 

O relator Marco Aurélio Mello avaliou que Jair Bolsonaro foi infeliz ao fazer o discurso, mas que não cometeu crime.

 

Luiz Fux acompanhou o relator para rejeitar a denúncia.

 

Já Rosa Weber acompanhou o ministro Luís Roberto Barroso, que discordou do relator e abriu divergência.

 

Nessa terça-feira, a votação ficou empatada em 2 votos a 2. O presidente da Primeira Turma, Alexandre de Moraes, pediu vista e anunciou que apresentará o voto de desempate na próxima terça (4).

 

Jair Bolsonaro já responde a duas ações penais no Supremo, por ofensas à deputada federal Maria do Rosário, do PT.

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo