MPE atua em Rondônia contra participação de servidores em campanhas

Rondônia

Publicado em 26/10/2018 - 10:57 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou esta semana uma recomendação para a Prefeitura de Porto Velho. No documento, o órgão pede que o prefeito Hildon Chaves se responsabilize por informar aos servidores que a participação em eventos políticos é proibida durante o horário de expediente normal. Fora do expediente, a participação dos servidores deve ser voluntária e opcional.

 

Denúncias encaminhadas para a Procuradoria Regional Eleitoral indicam que servidores públicos comissionados da Prefeitura de Porto Velho teriam sido coagidos a participar de reuniões políticas e de atos de campanha.

 

Os servidores também teriam sido obrigados a adesivar os próprios veículos com propaganda de um dos candidatos ao cargo de governador de Rondônia. Essas práticas são proibidas pela legislação eleitoral e podem configurar abuso de poder político.

 

A recomendação do Ministério Público cobra do prefeito Hildon Chaves ações para garantir que os servidores municipais não sejam coagidos, de forma expressa ou implícita.

 

Os responsáveis por abuso de poder político nas eleições podem ser punidos com cassação de registro ou diploma, se eleito, e inelegibilidade por oito anos.

 

Procuramos a Prefeitura de Porto Velho, que ficou de se posicionar sobre a recomendação nesta sexta-feira (26).

 

Denúncias de irregularidades eleitorais em Rondônia podem ser feitas pelo site cidadao.mpf.mp.br ou pelo Whatsapp (69) 98431-9783.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo