Ministério Público quer indisponibilidade de bens de ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Rio

Alerj

Publicado em 17/01/2019 - 21:05 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou uma ação civil pública, por improbidade administrativa, com pedido liminar de indisponibilidade de bens, contra o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Estado, Jorge Picciani, e o deputado estadual Paulo Melo, ambos do MDB.

 

Também são alvos da ação ingressada  na 1ª Vara de Fazenda Pública, Jorge Luiz Ribeiro, identificado pelo MP como operador de confiança de Picciani, e Andreia Cardoso do Nascimento, ex-secretária de Melo.

 

A ação é baseada em fatos apurados na Operação Cadeia Velha, que investiga deputados acusados de recebimento de propina paga pela Odebrecht.

 

Segundo o MPF, Jorge Picciani teria recebido a quantia de mais de R$ 11milhões entre agosto de 2008 e setembro de 2014.

 

Em troca, o parlamentar teria atuado em favor da Odebrecht dentro da Alerj, para modificar um projeto de Lei de 2015, com sua posterior aprovação.

 

A legislação, ainda vigente, criou o Tratamento Tributário Especial de ICMS, de caráter regional, aplicado a estabelecimentos industriais do Estado.

 

A lei foi sancionada em março de 2015, pelo então governador Luiz Fernando Pezão, segundo o MP, exatamente nos moldes pretendidos pela construtora.

 

Em relação a Paulo Melo, o MP fluminense aponta que o parlamentar recebeu quase um milhão e meio de reais da Odebrecht, em troca do seu apoio político aos interesses econômicos do grupo empresarial.

 

Melo teria facilitado o bom relacionamento da companhia com o Governo de Sérgio Cabral, assegurando o direcionamento, para a empresa, de contratos e licitações estaduais decorrentes das obras para Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Tais pagamentos seriam feitos por emissários da empreiteira à secretária do deputado.

 

Além da condenação dos quatro acusados por improbidade administrativa, o Ministério Público quer, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens dos envolvidos de forma individualizada.

 

Para os parlamentares, foi solicitado o bloqueio até o valor que cada um teria recebido em propina, acrescido de três vezes a quantia, a título de multa, e para os funcionários três vezes o valor recebido pelo respectivo parlamentar.

 

Jorge Picciani e  Paulo Melo foram presos na Operação Cadeia Velha em novembro de 2017. Picciani, por problemas de saúde, está em prisão domiciliar. A reportagem não conseguiu contato com as defesas dos acusados.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo