Novo Título de Eleitor começa a ser distribuído em São Paulo

Justiça Eleitoral

Publicado em 03/05/2019 - 10:26 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Os eleitores paulistas já começaram a receber, a partir dessa quinta-feira (2), o novo Título de Eleitor.

 

Ele passa a ser impresso em papel comum branco, traz os nomes do pai e da mãe do eleitor e, no lugar da assinatura entra o código de validação, ou o QR Code.

 

Outra novidade é que a partir de agora o documento pode trazer o nome social adotado por eleitores transexuais.

 

Em São Paulo, o novo título já começou a ser distribuído nos serviços de Poupatempo, que contam com postos avançados do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral.

 

A substituição do antigo papel-moeda, verde e branco, por uma impressão em papel sulfite, tem o objetivo de informar o número do título e ao mesmo tempo reduzir custos.

 

Também aproxima o eleitor da versão digital do título que vai ficar disponível no aplicativo da justiça Eleitoral, o e-Título. O aplicativo pode ser baixado nas lojas App Store ou Google Play.

 

Francisco Eduardo de Holanda foi tirar a segunda via do documento e ficou surpreso quando viu o título impresso em papel comum, mas gosta da ideia do documento digital.

 

"Dá insegurança de ser um documento em papel sulfite? Olha, deu. Mas agora eu vi esse código QR aqui e eu espero que isso sirva para validar. O que você acha de ficar sem papel? Acho ótimo. Tem que pensar na sustentabilidade. Pra mim tinha que ser tudo digital mesmo."

 

A substituição do Título de Eleitor atende a uma resolução de 2017, do Tribunal Superior Eleitoral, e vai ser aplicada em todo país, gradativamente, à medida que for zerado o estoque de papel moeda nos tribunais regionais. Antes de São Paulo, a mudança já tinha começado a ser feita no Acre.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo