Governo reduz número de integrantes do Conselho de Políticas sobre Drogas

Publicado em 23/07/2019 - 05:16 Por Kariane Costa - Brasília

O número de conselheiros do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), foi reduzido de 31 para 14 pelo presidente Jair Bolsonaro.


A decisão está no decreto publicado publicado nessa segunda-feira (22), no Diário Oficial da União.

 

Antes, o Conad era composto por representantes de quatro áreas: governo federal; conselhos estaduais antidrogas; ONGs, instituições e entidades da sociedade civil e especialistas indicados pelo presidente do conselho.

 

Com a nova composição, estão fora do conselho os representantes profissionais de oito entidades, entre elas a OAB; os conselhos Federal de Medicina, de Psicologia, do Serviço Social, Enfermagem e Educação, e também a UNE, União Nacional dos Estudantes,  e a SBPC -  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

 

Também foram extintas as vagas destinadas aos profissionais ou especialistas na questão das drogas, indicados pelo presidente do Conad nas áreas de imprensa, antropologia e  meio artístico de projeção nacional. Foram excluídas ainda as organizações do terceiro setor que atuam no combate às drogas.

 

O presidente Jair Bolsonaro justificou o enxugamento dos conselhos. Ele disse que a medida vai dar mais agilidade nas decisões desses colegiados. Bolsonaro também afirmou que muitos dos  integrantes do CONAD foram nomeados em governos anteriores com posições  divergentes quanto às  politica adotadas pelo atual governo.

 

O conselho vai continuar chefiado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que terá a companhia do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e também de representantes dos Ministério da Defesa; Relações Exteriores, Economia; Educação; Saúde; Ministério da Mulheres e  do GSI - Gabinete de Segurança Institucional.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo