Senadores aprovam PEC Paralela da Previdência na CCJ; matéria vai a plenário

PEC Paralela

Publicado em 05/09/2019 - 09:41 Por Kariane Costa - Brasília

A Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nessa quarta-feira (4) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Paralela da reforma da Previdência.

 

A PEC Paralela foi a maneira que o relator encontrou para fazer mudanças na proposta previdenciária sem mexer no texto aprovado pela Câmara, evitando que a matéria voltasse a ser analisada pelo deputados.

 

Uma dessas mudanças defendidas pelos senadores é a inclusão de servidores estaduais e municipais na reforma previdenciária, o que garante uma boa economia aos cofres públicos. Mas a proposta enfrenta resistência de alguns estados.

 

O relator Tasso Jereissati, do PSDB, também incluiu no texto da PEC Paralela benefício destinado às crianças em situação de pobreza, alterou as regras de transição para servidores com deficiência e propôs cobrança de contribuição do agronegócio exportador e também de entidades filantrópicas, sem afetar as Santas Casas e entidades de assistência.

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre explica que após a leitura do texto no plenário do Senado será aberto prazo de cinco dias úteis para para receber as emendas.

 

A PEC também prevê manutenção de tempo mínimo de contribuição de 15 anos para homens que ainda não entraram no mercado de trabalho.

 

Segundo os cálculos do relator, aprovada a PEC Paralela juntamente com PEC principal da reforma da Previdência da maneira como está hoje, a economia passa a R$ 1,35 trilhão, em 10 anos.

 

Mas o valor pode ser ainda menor. Isso porque Tasso aceitou mais três alterações no parecer da reforma que flexibiliza regras previdenciárias para policiais e servidores públicos.

 

O impacto fiscal dessas emendas ainda não foi calculado.

 

A PEC Paralela ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo