Anthony Garotinho e Rosinha Matheus já estão em liberdade

Rio de Janeiro

Publicado em 01/11/2019 - 14:47 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

Os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Matheus já estão em liberdade. O casal deixou o Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste da capital fluminense, na noite desta quinta-feira (31), um dia após terem sido presos.

 

Eles foram beneficiados por habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua decisão, tomada também nessa quinta-feira, o ministro anotou que Garotinho e Rosinha sofreram constrangimento ilegal e que não há motivos suficientes para que eles respondam ao processo presos.

 

Para Mendes, a suposta ameaça a testemunha, que embasou o decreto de prisão do casal, emitido pela Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, não tem embasamento concreto.O ministro alegou que os fatos do processo são antigos, ocorridos até 2014, e não autorizam a prisão preventiva, sob pena de esvaziamento da presunção de inocência.

 

Com isso, Mendes determinou a substituição das prisões por medidas cautelares como se apresentar mensalmente à Justiça, com uma prova de residência, não entrar em contato com outros réus ou testemunhas do caso, não sair do país sem autorização judicial e entregar os passaporte às Justiça.

 

Garotinho e Rosinha tiveram a prisão determinada pela Justiça do Rio de Janeiro, no âmbito da operação Domus, que investiga o envolvimento do casal em um esquema de superfaturamento de cerca de R$ 60 milhões em contratos para a construção de casas populares, celebrados entre a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e a construtora Odebrecht, entre 2008 e 2013.

 

Na época, Rosinha era a prefeita de Campos e Garotinho secretário municipal.

 

Esta foi a quinta vez que Garotinho foi preso. Já Rosinha foi detida pela terceira vez. As prisões foram decretadas em diferentes processos criminais e eleitorais. Sobre as acusações, o casal se diz inocente e vítima de perseguição política.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo