Bolsonaro diz que vetará artigo que aumenta punição para injúria na internet

Palácio da Alvorada

Publicado em 15/12/2019 - 16:27 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesse domingo (15), que vai vetar o artigo que triplica a pena para os crimes contra a honra praticados nas redes sociais. 

 

A medida foi incluída no pacote anticrime, aprovado pelo Congresso Nacional.

 

Sonora: “Vou vetar aquele artigo que fala em triplicar a pena para crimes na internet, de injúria, calúnia, difamação. Internet é território livre. Eu quero a liberdade de imprensa. Ninguém mais do que eu sou atacado na internet, não é por isso que vou querer achar que tem que criminalizar”. 

 

São crimes contra a hora a calúnia, a injúria e a difamação. As penas variam de um mês a dois anos de detenção mais multa.

 

Também durante essa final de semana, o presidente Bolsonaro ainda comentou sobre fundo eleitoral em discussão no Congresso Nacional.

 

A Comissão Mista de Orçamento ampliou de R$2 bilhões para 3,8 bilhões o total de recursos do Fundo Eleitoral para os pleitos municipais de 2020.

 

A medida ainda precisa ser novamente aprovada na comissão e depois no Plenário do Congresso antes de ir para a sanção presidencial.

 

* Com colaboração de Kariane Costa. 

 

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo