Presidente Jair Bolsonaro confia em acordo com Trump

Exportações Brasileiras

Publicado em 04/12/2019 - 15:40 Por Sayonara Moreno - Brasília

Depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a possível cobrança de sobretaxas para o aço e o alumínio brasileiros exportados para os Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro disse estar confiante em obter um acordo com Trump, a partir de uma conversa entre os dois.

 

A declaração foi dada nesta quarta-feira (4), assim que o presidente deixou o Palácio da Alvorada e conversou com jornalistas. O presidente americano responsabiliza o Brasil de desvalorizar a própria moeda, junto com a Argentina, o que, segundo Trump, estaria prejudicando agricultores do país norte-americano.

 

Sobre a questão, Bolsonaro negou que o Brasil tenha aumentado a cota do dólar de forma artificial e que até mesmo a briga comercial entre Estados Unidos e China interfere na cotação, aqui no Brasil.

 

Comentando assuntos internos, Jair Bolsonaro explicou o motivo do atraso no envio de um segundo projeto de lei sobre segurança, que faz parte de um pacote contendo cinco projetos, a serem enviados ao Congresso Nacional. O presidente revelou que o projeto que seria enviado na última terça-feira trata da legítima defesa dos cidadãos. Segundo ele, a matéria não foi levada ainda ao Congresso, a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

 

Jair Bolsonaro comentou ainda a decisão do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, que autorizou o uso da assinatura digital para a criação de novos partidos, desde que exista uma regulamentação. Para Bolsonaro, agora, depende de como serão essas regras, para formalizar a própria legenda.

 

Nesta quinta-feira, o presidente viaja para o interior do Rio Grande do Sul. Bolsonaro vai comandar a Cúpula do Mercosul de número 55. A organização é formada por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Ele antecipou que pretende firmar alguns acordos com os países vizinhos, mas não entrou em detalhes sobre os temas em negociação.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo