Bolsonaro descarta recriar Ministério da Segurança Pública

Pedido de secretários

Publicado em 24/01/2020 - 15:58 Por Sayonara Moreno - Brasília

Após desembarcar em solo indiano, nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro não teve agenda oficial, mas conversou com jornalistas e descartou a possibilidade de desmembrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O pedido chegou a ser feito por secretários de segurança estaduais, para que o governo federal crie um ministério exclusivo para o setor.


“Simplesmente coletamos as sugestões, educadamente dissemos que vamos estudá-las. [Na] segurança pública os números demonstram que estamos no caminho certo, e a minha máxima é que em time que está ganhando não se mexe. A chance no momento é zero. Pode ser amanhã, em política tudo muda, mas não há essa intenção”.


Outro assunto comentado pelo presidente foi a Secretaria Especial da Cultura, que deve ser comandada pela atriz Regina Duarte, a convite do próprio Bolsonaro. Ela passou a última quinta-feira em Brasília, conhecendo as instalações da secretaria e o funcionamento da pasta, mas ainda não respondeu ao convite oficialmente. Apesar disso, o presidente já anunciou que a formalização do que chama de “casamento” deve ser feita no retorno dele ao Brasil.


“Acredito que na quarta ou na quinta-feira a gente vai no cartório e faz o casamento”.


Ao contrário do que disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, a jornalistas em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, o presidente Bolsonaro descartou novos tributos. Guedes mencionou que estuda a criação do chamado “imposto do pecado”, para taxar itens que fazem mal à saúde, a exemplo de cigarros, bebidas alcoólicas e produtos com açúcar. O presidente Bolsonaro negou essa possibilidade. 


“Não teremos qualquer majoração de carga tributária. Paulo Guedes, desculpa aqui, você é meu ministro, te sigo 99%, mas aumento de impostos para cerveja, não. Não conseguimos mais aumentar a carga tributária no Brasil”.


Bolsonaro ainda citou que deve fazer uma visita à cidade mineira de Brumadinho, onde ocorreu a tragédia da barragem do Córrego do Feijão, há um ano. O presidente sinalizou que deve estar na cidade no dia 6 de fevereiro.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo