Bolsonaro estuda recriar Ministério da Segurança Pública, mas diz que Moro deve ser contra

Ministério da Segurança Pública

Publicado em 23/01/2020 - 15:49 Por Sayonara Moreno - Brasília

Ainda sem confirmar se aceita o convite do Presidente Jair Bolsonaro para comandar a Secretaria Especial da Cultura, a atriz Regina Duarte passou esta quinta-feira em Brasília, em reuniões da pasta para entender o funcionamento e a estrutura do setor. As definições a respeito do novo comando da Cultura só serão feitas mesmo após o retorno do presidente ao Brasil. Segundo ele. a possível nomeação da atriz deve sair na próxima semana.

 

“Tá cheia de vontade, eu tenho conversado com ela, dando dicas de como formar o perfil do seu secretariado. Acho que esse casamento vai dar o que falar. Não é agora, não. Talvez na volta a gente acerte. Ela merece quase que uma festa por ocasião da assinatura dela. Deve ser na volta. É uma pessoa muito especial”.


A declaração foi dada nesta quinta-feira, assim que Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada para a viagem de três dias à Índia. Enquanto não há nomeação para a Secretaria Especial da Cultura, assume temporariamente a secretária da Diversidade Cultural, Jane Silva, a convite da própria Regina Duarte e do ministro do Turismo, Álvaro Antônio, a quem a cultura está vinculada.


Jair Bolsonaro também voltou a falar, nesta quinta-feira, a respeito da possível criação do Ministério da Segurança Pública, que atualmente faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Sérgio Moro. O Presidente acredita na possibilidade de Moro ser contra o desmembramento, mas disse que estuda o pedido de secretários de segurança pública de todo o país.


“Ontem eles pediram para mim a possibilidade de recriar o Ministério da Segurança. Isso é estudado, se fala com Moro. Lógico que o Moro deve ser contra, né. Mas é estudado com os demais ministros. Rodrigo Maia é favorável, também, à criação da Segurança. Acredito que a Comissão de Segurança Pública também seja favorável. Temos que ver como se comporta esses setores da sociedade para poder melhor decidir. Se for criado, ele fica na Justiça”.


Nessa quarta-feira, Bolsonaro recebeu secretários de segurança pública de vários estados em uma audiência no Palácio do Planalto. Durante o encontro, os cerca de vinte secretários pediram, também, mais investimento para o setor da segurança.

 

Na Índia, o presidente participa da cerimônia em comemoração ao Dia da República e de encontros com autoridades indianas, a exemplo do primeiro ministro indiano Narendra Modi. A expectativa, segundo Bolsonaro, é positiva.


“Se deus quiser traremos bons frutos para o Brasil. Tereza Christina está lá, outros ministros também estão lá. Outras coisas trataremos agora, serei melhor informado por ocasião do deslocamento. O grande interesse nosso é que eles usem mais etanol no combustível deles, daí, entre a lei da oferta e da procura, eles produzem menos açúcar, e ajuda a equilibrar o mercado”.


O retorno do presidente ao Brasil está previsto para a próxima terça-feira, dia 28.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo