Entidade de produtores de eventos pede a Bolsonaro fim da meia-entrada

Produtores de eventos

Publicado em 29/01/2020 - 16:15 Por Sayonara Moreno - Brasília

Durante encontro no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, entidade nacional de produtores de eventos pediu ao presidente Jair Bolsonaro o fim da meia-entrada em espetáculos artísticos e culturais do país.


O presidente Bolsonaro recebeu representantes da Abrape, Associação Brasileira dos Produtores de Eventos. O presidente da associação, Doreni Caramori Júnior, apontou questões que, segundo ele, precisam da ação do governo federal.


Caramoni destacou a discussão sobre os direitos autorais, o fim da meia entrada e os direitos trabalhistas da categoria. Segundo a Abrape, a política da meia entrada é uma “injustiça histórica” que prejudica os artistas e o setor da cultura no Brasil.


Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro agradeceu a mobilização dos produtores culturais, e disse estar aberto a receber as demandas que, segundo ele, são justas. Mas mencionou que tudo precisa passar pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência.


“No que depender de mim, exclusivamente, que são os decretos, em se apresentando para mim a proposta, rapidamente apresentaremos ao nosso ministro Jorge, que também é o responsável pela SAJ. Não encontramos óbices jurídicos ou constitucionais, nós apresentaremos esse decreto pronto o mais rápido possível. No que depender de Projeto de Lei, também podemos estudar e encaminhar o Parlamento. O Parlamento tem as suas divisões, mas acredito que a causa de vocês é mais do que justa”.


No último dia 19, a Abrape anunciou que pretende acionar a União pedindo a devolução do valor não integral dos ingressos, referente à verba que deixou de ser arrecadada nos eventos por causa dos beneficiários da meia-entrada.


A meia-entrada é prevista em lei federal de 2013 e garante o desconto de 50% no valor de ingressos para estudantes, idosos, pessoas carentes ou com deficiência. A medida permite o acesso de quem não tem condições de pagar o valor total das entradas e determina que 40% dos ingressos de eventos culturais e esportivos devem ser cobrados pela metade.


No mesmo evento, Bolsonaro recebeu cerca de 40 artistas e duplas sertanejas. O locutor Cuiabano Lima leu uma carta de apoio ao governo Bolsonaro, atribuída aos artistas do setor sertanejo, apesar de não estar assinada. No documento, os artistas sertanejos agradecem a atuação do presidente na gestão de 2019.


O presidente Bolsonaro aproveitou a presença dos sertanejos e se comprometeu a ir, ainda este ano, à tradicional Festa do Peão, que acontece em agosto, em Barretos, cidade do interior de São Paulo.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo