Governador do DF autoriza Planos de Demissão Voluntária em empresas estatais

Plano de Demissão Voluntária

Publicado em 28/01/2020 - 21:58 Por Gésio Passos - Brasília

O governador Ibaneis Rocha autorizou, nesta terça-feira, as empresas estatais do Distrito Federal a elaborarem Planos de Demissão Voluntária, os PDVs, para seus servidores.

 

Os PDVs normalmente oferecem benefícios financeiros para que empregados públicos se sintam incentivados a pedir demissão de seus cargos.


Segundo o GDF, a proposta é para enxugar e renovar a folha salarial dos servidores de empresas como Novacap, Terracap, Caesb, CEB e Metrô.

 

O governador afirma que o PDV também é uma oportunidade para os trabalhadores mais antigos.

 

“Tem um momento em que a gente pega o trabalhador que ficou muitos anos e que tem seus méritos, e dá condições para que ele vá para casa, monte um negócio, faça um investimento, tratando com dignidade aqueles que deram seus sangue ao longo da vida dentro da empresa”.


Segundo o GDF, a economia pode chegar a R$ 200 milhões, em 2 anos, somente na Novacap. Na empresa, 650 trabalhadores estão aptos a participar do programa.


O presidente do Sindicato do Servidores e Empregados de Empresas Públicas, o SindSer, que representa os trabalhadores da Terracap, André Conceição, afirma que a proposta precisa ser acompanhada de concurso público para repor os empregados.


“É uma medida esperada e positiva, porque é uma necessidade das empresas públicas um Programa de Demissão Voluntária que respeite o tempo que esse trabalhador dedicou para a empresa pública. Não existe PDV eficiente sem reposição da mão de obra, substituindo os empregados em fim de carreira por novos empregados com atribuições específicas e com compromisso com a empresa pública e a população do Distrito Federal”.

 

Ibaneis Rocha anunciou ainda o projeto de privatização de várias empresas públicas. A CEB deve ser vendida até abril. O Metrô está em análise de projeto, e a Caesb está sendo reestruturada.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo