Bolsonaro volta a dizer que vai sancionar projeto de lei de ajuda a estados e municípios

Ajuda a estados e municípios

Publicado em 26/05/2020 - 14:26 Por Sayonara Moreno - Brasília

Com prazo vencendo nesta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro voltou a anunciar que vai sancionar o projeto de lei de ajuda a estados e municípios, aprovado no Congresso Nacional no início de maio.

 

Na última semana, durante reunião com governadores, o presidente chegou a dizer que sancionaria, em breve, o texto com vetos. No entanto, foi alertado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que era necessário fazer alguns ajustes relacionados à contratação de policiais federais aprovados em concursos públicos.

 

Essa questão voltou a ser mencionada, nesta terça-feira (26), por Bolsonaro, ao deixar o Palácio da Alvorada, enquanto conversava com apoiadores que aguardam, justamente, essa contratação.

 

O projeto de lei complementar em questão prevê, entre outros pontos, o auxílio a estados e municípios, no valor de R$ 60 bilhões. No encontro da semana passada, governadores pediram, inclusive, que parte dessa verba fosse paga ainda em maio, para aliviar as contas públicas, diante do alto nível de custos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

 

Perguntado se atenderia a esse pedido de repasse até o próximo domingo, o presidente Bolsonaro se limitou a dizer que “depende” do que decidir o ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

A expectativa com a sanção desse projeto de lei está ligada, também, aos vetos: um deles pode ser ao ponto que possibilita o reajuste de salários dos servidores. Bolsonaro adiantou que deve vetar esse ponto, se assim for orientado por Guedes. Neste caso, os servidores públicos ficam sem reajuste salarial até o fim do ano que vem, conforme foi reforçado no pedido de governadores.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo