Câmara aprova MP sobre suspensão de contrato e redução de salário durante a pandemia

Política

Publicado em 29/05/2020 - 08:51 Por Kariane Costa - Brasília

Medida provisória que prevê a redução e suspensão de salários e jornada durante a pandemia do novo coronavírus foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados. As regras valem para quem tem carteira assinada.

 

A proposta permite a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário, por até 90 dias, em 25%, 50% ou 70%; e suspensão temporária do contrato de trabalho por até 2 meses.

 

Em contrapartida, nesse período os trabalhadores vão receber do governo um auxilio de R$1.813, que corresponde a uma parcela mensal do seguro-desemprego  que o trabalhador teria direito.

 

Relatada  pelo deputado do PCdoB Orlando Silva, a MP  estabeleceu que o valor da parcela será o teto máximo do benefício pago aos trabalhadores.

 

O relator chegou a mudar o cálculo, aumentando para até três salários mínimos, mas com apoio de deputados do Centrão, o governo conseguiu derrubar a modificação feita pelo deputado Orlando Silva.


A Câmara alterou também as regras para que o acordo seja mediado por sindicatos,  como explicou Orlando SIlva. 

 

No caso da empregada gestante, ela pode receber o salário integral, sem redução, se o parto ocorrer durante a redução ou suspensão do contrato de trabalho.

 

Durante o período de vigência da redução ou suspensão do contrato, o trabalhador não pode ser mandado embora sem justa causa.

 

A MP também prevê a prorrogação da desoneração da folha de pagamento das empresas para 17 setores da economia. Entre os setores beneficiados estão os de tecnologia da informação, construção civil, calçados e comunicação.

 

Fica permitido também a renegociação de empréstimos consignados para os empregados com direito ao beneficio.

 

A MP já está valendo e para não caducar foi prorrogada em até 120 dias pelo Congresso Nacional. O texto segue agora para análise dos senadores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo