Ex-secretário de Saúde do RJ diz que deixou cargo por irregularidades de gestões anteriores

Ex-secretário de Saúde do RJ

Publicado em 25/06/2020 - 20:22 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Fernando Ferry, disse nessa quinta-feira que tomou a decisão de deixar o cargo em função de relatório da Controladoria Geral do Estado que apontou irregularidades em contratos firmados na área da saúde em gestões anteriores.


Em audiência online na Comissão Especial de Fiscalização dos Gastos na Saúde Pública durante o Combate do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Rio, Ferry disse que não queria ser responsabilizado por contratos que ele não tinha firmado.  Ele foi anunciado como novo secretário no lugar de Edmar Santos no dia 17 de maio e pediu exoneração nessa segunda-feira.


Ferry ainda falou sobre os cinco hospitais de campanha para combater a Covid-19 que ainda não foram entregues no Rio. O ex-gestor reconheceu que não é uma decisão fácil sobre o que fazer com os hospitais que não ficaram prontos, já que foram investidos muitos recursos.


O Relatório da Controladoria Geral do Estado mostrou que as irregularidades e os problemas na fiscalização de organizações sociais, que gerenciam unidades de saúde, resultaram na perda de mais de um R$ 1 bilhão no período de 2012 a 2019. Entre as ilegalidades encontradas estão compra de medicamentos mais caros, benfeitorias em imóveis privados com recursos públicos e aumento do custo por paciente.


Os 22 contratos verificados com diferentes organizações sociais estiveram em vigor nas gestões dos ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, assim como do atual, Wilson Witzel.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo