Governo do DF fecha Esplanada dos Ministérios; decreto cita atos antidemocráticos

Decreto cita atos antidemocráticos

Publicado em 16/06/2020 - 15:52 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Governo do Distrito Federal decretou, nessa terça-feira, o fechamento da Esplanada dos Ministérios, na região central de Brasília. A previsão é de liberar a área a partir da meia-noite de quarta para quinta-feira. Até lá, somente servidores públicos identificados e que estejam a serviço serão autorizados a trafegar pela Esplanada.


De acordo com o decreto assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, o bloqueio se deve às ameaças feitas por grupos antidemocráticos contra os Poderes da República e também contra integrantes da Igreja Católica que atuam na Catedral Metropolitana, que fica na Esplanada.


No fim de semana, a Polícia Militar desmontou o acampamento de um grupo de cerca de 20 pessoas que reivindicavam intervenção militar, o que é inconstitucional. Após a expulsão, eles invadiram a área superior do Congresso Nacional e atiraram fogos de artifício na direção do Supremo Tribunal Federal.


No texto do decreto, o governador afirma que o movimento contraria as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. Ibaneis avalia que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença no Distrito Federal”.


O fechamento da Esplanada é feito por agentes do Detran e do Departamento de Estradas e Rodagem do DF. Se alguém tentar furar o bloqueio pode ser multado, detido e responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, previsto no Código Penal.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo