Bolsonaro sanciona auxílio ao setor aéreo e renegociação de dívidas de micro empresas

DOU

Publicado em 06/08/2020 - 09:22 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que prevê auxílio ao setor aéreo devido à crise do novo coronavírus. Também foi sancionado o projeto de lei complementar que prevê a negociação de dívidas das micro e pequenas empresas.

 

O projeto destinado ao setor aéreo teve origem em uma medida provisória que deu as companhias mais tempo para reembolsarem passageiros que tiveram os voos cancelados devido à pandemia. No Congresso Nacional, foi incluída na lei a possibilidade de usar até R$3 bilhões do Fundo Nacional da Aviação Civil como garantia de empréstimos para as empresas aéreas com dificuldade financeira por causa da pandemia.

 

A lei ainda permite a cobrança de tarifa para o uso de aeroportos em separado do bilhete da passagem e acaba com a taxa de embarque internacional.

 

Mas, o presidente Bolsonaro vetou o dispositivo que permitia aos aeronautas e aeroviários terem acesso ao FGTS, como medida de auxílio aos trabalhadores. Na justificativa, o governo federal alega que a medida pode retirar recursos do Fundo prejudicando novos investimentos em habitação, saneamento ou infraestrutura. O Palácio do Planalto alegou ainda que a medida beneficia um setor em detrimento dos demais também impactados pela pandemia.

 

Foi vetado ainda dispositivo que previa uma compensação financeira às concessionárias de aeroportos. Na justificativa do veto, o Executivo alega que a Lei Orçamentária de 2020 só permite compensações que aumentem a receita da União, o que não é o caso.

 

Também foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (6) a sanção, pelo presidente da República, da Lei complementar que permite a negociação de dívidas de micro e pequenas empresas com a União nos termos da Lei do Contribuinte Legal, sancionada em abril deste ano, e que já permitia a negociação de dívidas com as empresas maiores.

 

A nova lei permite também a extinção de créditos tributários devidos pelas empresas integrantes do Simples Nacional.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo