Senadores derrubam veto presidencial a reajuste de servidores

Publicado em 19/08/2020 - 21:03 Por Kariane Costa - Brasília

Em sessão realizada virtualmente nesta quarta-feira (19), senadores derrubaram o veto presidencial ao reajuste salarial de servidores públicos e militares que estão envolvidos diretamente no combate à pandemia da covid-19, como policiais e profissionais de saúde. No Senado, o apelo para a derrubada do veto foi feito pelo senador, Major Olimpio, líder do PSL (SP).

Mas a proposta ainda precisa ser confirmada pela Câmara; estava marcada uma última sessão com deputados, mas foi cancelada no último momento.

O senado também rejeitou o veto presidencial à suspensão de despejo de inquilinos por atraso no pagamento de aluguel, durante a pandemia.

Foram derrubados ainda pelos senadores trechos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe),  que foi criado para auxiliar as micro e pequenas empresas durante a crise na pandemia, oferecendo créditos a juros mais baixos e condições especiais de pagamento.

Um dos trechos vetados foi a carência de oito meses do empréstimo, neste período. O texto previa que as parcelas seriam reajustadas apenas pela taxa básica de juros (Selic), o que não agradou os bancos que pressionaram o governo. No entanto, o veto derrubado fez parte do acordo entre governo, oposição e os bancos, como informou o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Senado e Câmara também derrubaram os vetos à proposta que tornou obrigatório o uso de máscaras durante a pandemia do novo coronavírus. Com a decisão dos parlamentares, volta a ser obrigatório em todo país o uso de máscara em lojas, templos, escolas e outros locais fechados.

Foi também revertido parcialmente o veto ao projeto que prevê, entre outras medidas, o fornecimento de água potável, alimentos, medicamentos e atendimento médico durante a pandemia nos territórios indígenas. O veto foi alvo de críticas. Na avaliação do líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), seria o mesmo que negar proteção aos povos indígenas durante a pandemia.

O presidente Jair Bolsonaro justificou o veto, alegando que o plano aprovado no Congresso em apoio aos indígenas criava despesa obrigatória sem apontar o respectivo impacto orçamentário.

Também foram derrubados os vetos à norma que trata da transferência de terras da União para Roraima e Amapá, e ao trecho da proposta que deu 72 horas para a Anvisa autorizar a importação de produtos durante a pandemia.

Por outro lado, diversos vetos foram mantidos, como o veto ao projeto que impedia a inscrição de devedores em cadastros negativos de crédito durante a pandemia.

Já a votação dos vetos ao projeto de lei anticrime, e ao projeto que amplia o auxílio emergencial, acabou sendo adiada, por acordo de líderes, para a próxima sessão, marcada para o dia 2 de setembro.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo