Bolsonaro veta parte do projeto que previa perdão a dívidas de igrejas

Emenda instituiu anistia de multas por não pagamento da CSLL

Publicado em 14/09/2020 - 11:37 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro vetou parcialmente um projeto aprovado pelo Congresso e que previa o perdão de dívidas tributárias de igrejas. O veto atende à orientação da equipe econômica.

Originalmente, o projeto tratava de precatórios, regulamentava o acordo direto para pagamento com desconto ou parcelado de precatórios federais.

Precatórios são títulos da dívida pública que devem ser pagos pela União depois de decisão definitiva na Justiça. E parte dessa verba deverá ser destinada ao combate à pandemia da Covid-19.

Durante a tramitação, o deputado David Soares, do Democratas de São Paulo, apresentou uma emenda que isentava igrejas e templos do pagamento da CSLL, que é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e anistiando as multas que receberam justamente por não pagarem a CSLL, e anulação das multas por não pagamento da contribuição previdenciária. Esse ponto que trata da contribuição previdenciária especificamente não foi vetado.

Lembrando que as igrejas, os templos, já têm imunidade no pagamento de impostos, mas não no pagamento de taxas e contribuições, que é o caso da CSLL e da contribuição previdenciária, que também consta na proposta, mas que não foi vetado.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que o governo é favorável à não tributação de templos de qualquer religião, mas que esse ponto da proposta especificamente esbarra num “obstáculo jurídico incontornável” e que, caso fosse sancionado, poderia haver crime de responsabilidade.

Pelo Facebook, o presidente Jair Bolsonaro comentou o assunto. Disse que foi obrigado a vetar esse trecho e pediu que o Congresso derrube o próprio veto. Ele foi bem claro dizendo que se fosse deputado ou senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada dele. E acrescentou informando que deve apresentar uma PEC, uma proposta de Emenda à Constituição ainda nesta semana definindo o alcance adequado para a imunidade de igrejas em questões tributárias.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo