Eleições municipais deste ano têm mais candidatos negros que brancos

Cor da pele é dada por autodeclaração; candidaturas bateram recorde

Publicado em 28/09/2020 - 14:20 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Número de candidatos na eleição deste ano bate recorde e, pela primeira vez, a quantidade de candidatos negros é maior que a de brancos. Os candidatos a prefeito e vereador que se declararam de cor negra aumentaram cerca de 2% em relação a 2016.

Esse pequeno aumento inverteu a maioria, que passou a ser de candidatos pardos ou pretos, com 50%, contra 48% de candidatos brancos. O cientista político Leonardo Barreto avalia que dois motivos podem explicar o aumento de candidatos negros.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento virtual, já deu 3 votos favoráveis à divisão proporcional de recursos de acordo com a cor e raça dos candidatos.

Em relação ao número de candidatas mulheres, houve um aumento de apenas 0,1% em relação a 2016. São 33% de candidatas mulheres contra 66% de homens, porcentagem um pouco acima do determinado em lei, que reserva 30% das vagas para as mulheres. O cientista político Leonardo Barreto ressalta que essa tem sido uma realidade que não muda no Brasil.

Esta eleição de 2020 é ainda a com o maior número de candidatos da história. São mais de 545 mil postulantes a prefeito ou vereador. Um aumento de mais de 9% em relação a 2016.

O MDB lidera entre as legendas com o maior número de candidatos, 44 mil ao todo, mas sem aumentar em relação a 2016. Por outro lado, legendas como PSD, PP, DEM e PT aumentaram entre 7 mil e 11 mil o número de candidatos em relação ao último pleito municipal.

O cientista político Leonardo Barreto lembra que esse aumento de candidatos é uma resposta das legendas ao fim das coligações para as eleições legislativas.

Apesar do aumento de candidatos em parte das principais legendas, o PSDB registrou 3 mil candidatos a menos que em 2016. Já o PSL, que tem a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, é o décimo segundo partido com mais candidatos, com 5% do total, o dobro da eleição de 2016.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo