Bolsonaro faz primeira visita ao novo presidente do STF, Luiz Fux

Encontro durou 45 minutos e ocorreu a portas fechadas

Publicado em 13/10/2020 - 21:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro fez nessa terça-feira a primeira visita de cortesia ao novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. O encontro durou 45 minutos e ocorreu a portas fechadas, sem a presença de assessores ou ministros.

Na reunião, Fux apresentou a Bolsonaro as principais diretrizes para os dois anos de mandato como presidente do Poder Judiciário e destacou os eixos da gestão: a proteção dos direitos humanos e ao meio ambiente; a segurança jurídica para as operações econômicas; o combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro; e a digitalização da Justiça.

O encontro não constava da agenda dos presidentes do Executivo e do Judiciário, mas ocorreu a pedido de Jair Bolsonaro. O objetivo foi estabelecer o diálogo institucional e reforçar a harmonia entre os Poderes.

Foi a terceira vez este ano que Bolsonaro foi de surpresa até o Supremo. Na primeira, em maio, o presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e um grupo de empresários atravessaram a Praça dos Três Poderes a pé para visitar o então presidente da Corte, o ministro Dias Toffoli. Eles demonstraram preocupação com a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

E a segunda visita foi em setembro, quando Jair Bolsonaro prestigiou a sessão plenária que marcou a despedida de Toffoli da Presidência do Supremo.

Na semana passada, o plenário da Corte começou a julgar de que forma Bolsonaro poderá depor no inquérito que investiga se é verdade a declaração do ex-ministro da Justiça Sergio Moro de que o presidente teria tentado interferir politicamente na Polícia Federal. Existe a possibilidade de o depoimento ser presencial ou por escrito. Até agora, somente o relator, ministro Celso de Mello, votou, pelo interrogatório presencial.

A previsão é de retomar o julgamento esta semana, mas, antes, o plenário do Supremo Tribunal Federal vai julgar o pedido da defesa para soltar o traficante André do Rap.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo