Impeachment de Witzel: prazo para apresentar defesa começou hoje

São 15 dias para que o governador afastado faça suas alegações

Publicado em 05/10/2020 - 16:38 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Começou a contar nesta segunda-feira o prazo de 15 dias para o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, apresentar sua defesa no processo de impeachment que corre na Assembleia Legislativa.

O tribunal misto, formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, foi constituído na semana passada, com a missão de definir o futuro político de Witzel, avaliando se ele deve ou não deixar o cargo em definitivo. 

Após essas duas semanas, o relator da matéria, deputado estadual Waldeck Carneiro, terá 10 dias para emitir parecer sobre a cassação do mandato. O parlamentar explicou que o processo terá duas etapas deliberativas.

Waldeck Carneiro afirmou, ainda, que aguarda o conteúdo da defesa para a produção do parecer.

O Tribunal Especial Misto tem até 120 dias, ou seja, final de janeiro, para conclusão dos trabalhos.

Apontado por crime de responsabilidade, Wilson Witzel foi afastado do cargo em 28 de agosto, por decisão do desembargador Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça. Depois, em uma votação unânime no plenário da Alerj, os deputados decidiram dar prosseguimento ao processo de impeachment.

Agora, no Tribunal Especial Misto, se houver empate na decisão final, o voto de minerva, aquele que decide a votação, será do presidente da Corte, desembargador Cláudio de Mello Tavares, que também preside o tribunal misto.

Para cassar o mandato de Wilson Witzel serão necessários os votos de sete dos 10 integrantes, ou seja, dois terços da composição.

Caso seja condenado, Wiztel perde o mandato e pode ser inabilitado para o exercício de função pública por cinco anos. Já no caso de absolvição, a recondução ao cargo é imediata.

O governador afastado é acusado de irregularidades na área de Saúde, através de contratos fechados durante a pandemia de coronavírus.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo