Maia: reforma administrativa só deve ser votada no ano que vem

Governo acertou ao restringir a reforma aos futuros servidores

Publicado em 15/10/2020 - 09:37 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A reforma administrativa só deve ser votada na Câmara dos Deputados no ano que vem, segundo o presidente da Casa, o deputado federal Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara participou de um seminário sobre a reforma administrativa na companhia do ministro da Economia, Paulo Guedes, promovido, em Brasília, pelo IDP, o Instituto Brasiliense de Direito Público.  

Maia destacou, no encontro, que o governo acertou ao restringir a reforma aos futuros servidores públicos porque a inclusão dos atuais funcionários poderia gerar conflitos jurídicos questionando direitos adquiridos, além de um enfrentamento com os atuais servidores, o que poderia atrasar ou inviabilizar a discussão.

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a intenção é reformar o Estado brasileiro. Segundo Guedes, o tempo mínimo para que os futuros servidores alcancem a estabilidade será definido pelas próprias instituições. 

Também participou do debate o governador do Maranhão, Flávio Dino, do PcdoB, que defendeu a inclusão de todos os setores do estado na discussão. 

Segundo a Proposta de Emenda à Constituição, a estabilidade no emprego público seria mantida apenas para as carreiras típicas de estado. Para os demais servidores, não haveria garantia de estabilidade.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo