Tribunal julga pedido de impeachment do governador de Santa Catarina

A vice-governadora também será julgada por crime de responsabilidade

Publicado em 23/10/2020 - 16:21 Por Maíra Heinen - Brasília

O Tribunal Especial julga, durante esta sexta-feira (23), o pedido de impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e da vice-governadora, Daniela Reinehr.

O deputado relator, Kennedy Nunes, já votou pelo prosseguimento do processo de afastamento dos acusados.

O julgamento, que ocorre na Assembleia Legislativa do estado, começou pouco depois das 9h.

Os advogados de acusação e de defesa se manifestaram por 15 minutos e a leitura do relatório do deputado Kennedy Nunes durou cerca de 2h. Segundo o deputado, o governador e a vice atentaram contra o bom emprego do dinheiro público.

Carlos Moisés e Daniela Reinehr são suspeitos de crime de responsabilidade em aumento salarial dado a procuradores de estado em 2019. O governador teria, por meio de decisão administrativa, equiparado o salário dos procuradores do estado aos dos procuradores da Assembleia Legislativa.

Na defesa de Carlos Moisés, o advogado Marcos Probst destacou que se trata de uma disputa política e que não cabia ao governador desautorizar aumento aprovado pela Procuradoria.

A Advogada de Daniela, Ana Blasi, afirmou que sua cliente não ocupava mais o cargo de governadora quando a folha de pagamento foi rodada.

Caso o tribunal acate a denúncia, o governador e a vice serão afastados por 180 dias. O primeiro na linha sucessória do estado é o presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia, que no caso de afastamento de governador e vice, assume interinamente a chefia do Poder Executivo.

O acatamento da denúncia implica, também, no julgamento de Moisés e Daniela por crime de responsabilidade, e pode levar os dois políticos à perda definitiva dos cargos, se forem condenados.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo