Brasil proíbe entrada de passageiros vindos do Reino Unido e Irlanda

Medida vem após confirmação de mutação do coronavírus na Europa

Publicado em 24/12/2020 - 12:28 Por Daniel Ito - Brasília

O governo federal proibiu a entrada no Brasil de voos que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela Irlanda do Norte. A medida temporária, publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, foi tomada após a descoberta, nessa região da Europa, de uma nova mutação do coronavírus — que está sendo considerada pelos cientistas como mais contagiosa do que o vírus original.

Segundo a portaria, viajantes estrangeiros que tiverem passado pelo Reino Unido e pela Irlanda do Norte nos últimos 14 dias não poderão entrar no país. Voos saídos do Brasil com destino a aeroportos britânicos também estão suspensos. A validade da norma passa a vigorar a partir desta sexta-feira (25).

Já os estrangeiros que vierem de outros países que não o Reino Unido só poderão entrar no Brasil se comprovarem que não estão com covid-19. Para isso, eles devem apresentar um exame do tipo RT-PCR com resultado negativo, realizado no máximo 72 horas antes do embarque. Essa exigência vale a partir do dia 30 de dezembro.

A entrada de estrangeiros no Brasil por rodovias também está restrita a paraguaios e a moradores de cidades cortadas por fronteiras, com a exceção de venezuelanos. Segundo a portaria, quem não cumprir as regras está sujeito a ter negado o pedido de refúgio, se for o caso; a ser repatriado ou deportado; e a responder a responsabilização civil, administrativa e penal.

 

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo