Câmara aprova PL que prevê pagamento por conservação ambiental privada

Indígenas e agricultores familiares estão entre público prioritário

Publicado em 21/12/2020 - 21:29 Por Kariane Costa - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira projeto que cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.

A proposta permite remuneração e incentivos a donos de terra pela conservação de áreas. Como o texto já passou pelo Senado, segue agora para sanção presidencial.

O principal objetivo desta política é incentivar os proprietários rurais a cuidarem do meio ambiente. O deputado Rubens Bueno, autor do projeto, disse que é importante a busca do equilíbrio entre a produção agropecuária e a preservação do meio ambiente.

Pelo texto, os serviços ambientais são atividades individuais ou coletivas que favorecem a manutenção, a recuperação ou a melhoria de ecossistemas.

A proposta autoriza o governo federal a pagar os serviços ambientais ou estabelecer outras medidas de remuneração, como melhorias sociais a comunidades rurais e urbanas.

Ações promovidas por comunidades tradicionais, povos indígenas, agricultores familiares e empreendedores familiares rurais terão prioridade.

Pelo texto, não será possível o uso de dinheiro de multas simples aplicadas conforme a Lei de Crimes Ambientais para pagar por serviços ambientais.

Também nessa segunda-feira, a Câmara aprovou o Projeto que determina a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa com o vírus do HIV em várias situações, como serviços de saúde, escolas e locais de trabalho. O sigilo também vale para pessoas com vírus das hepatites crônicas ou com hanseníase e tuberculose. A matéria volta para análise dos senadores porque os deputados modificaram o texto.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo