Maia descarta prorrogação de estado de calamidade em razão da Covid-19

Para o presidente da Câmara, orçamento deve respeitar regra de ouro

Publicado em 09/12/2020 - 20:44 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, descartou a prorrogação do estado de calamidade em razão da pandemia e também do chamado orçamento de guerra, que foi aprovado pelo Congresso Nacional para que governo federal pudesse ter recursos para enfrentar a crise provocada pelo novo coronavírus.

Na avaliação de Rodrigo Maia, o orçamento do próximo ano terá que respeitar a regra de ouro e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente da Câmara também voltou a defender a convocação do Congresso Nacional em janeiro para votar a PEC emergencial. Essa proposta de emenda à constituição cria regras em caso de ameaça ao limite de despesas do governo e é considerada fundamental para manter o controle dos gastos públicos.

A expectativa era que na proposta estivesse definida a origem dos recursos para o novo programa social que vai substituir o Bolsa Família, o Renda Cidadão, anunciado em setembro, pelo governo. Mas no texto entregue nessa quarta-feira (09), a alguns líderes pelo relator, o senador Marcio Bittar, do MDB, o programa ficou de fora da proposta.

A PEC emergencial, que vai ser votada primeiro no Senado, está sem data para entrar na pauta.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo