Paes toma posse chamando gestão de Crivella de “herança maldita”

Prefeito do Rio publicou 70 decretos com itens prometidos em campanha

Publicado em 01/01/2021 - 15:47 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do DEM, e seu vice Nilton Caldeira, do PL, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1º), em cerimônia restrita na Câmara Municipal.

No discurso de posse para seu terceiro mandato à frente do executivo carioca, Paes, de 51 anos, afirmou que pega a prefeitura com um cenário desastroso. Mas que não vai ficar olhando pra trás e reclamando do que chamou de "herança maldita".

Logo neste primeiro dia da sua administração, o novo prefeito do Rio publicou cerca de 70 decretos que estabelecem prazos e tarefas para o cumprimento de promessas feitas durante a campanha, como a recuperação dos sistemas de saúde, de ensino e de transporte, assim como a revitalização da região central da cidade.

Paes também antecipou que no domingo vai anunciar uma série de medidas de enfrentamento à covid-19. Entre elas, a criação de um comitê de especialistas, majoritariamente formado por pessoas de fora da prefeitura, um centro de Operações de Emergência para acompanhar a evolução da doença e abertura de 343 novos leitos hospitalares para atendimento de pacientes com o novo coronavírus.

Outro foco da sua gestão, segundo Paes, é o combate à corrupção, com a execução do programa Rio Integridade para mudar as práticas da administração pública.

O prefeito ainda destacou que quer fazer com que o Rio seja exemplo de práticas antirracistas, e que privilegiou a indicação de um secretariado jovem, para dar conta dos novos tempos e desafios de fazer um governo transformador.

Eduardo Paes comandou a capital fluminense entre 2009 e 2017. Também já foi vereador e deputado federal e, em 2018, concorreu ao cargo de governador, perdendo no segundo turno contra Wilson Witzel.

Antes do prefeito, a Câmara deu posse aos 51 vereadores eleitos e indicou a nova mesa diretora da Casa. Carlo Caiado, do mesmo partido de Paes, o DEM, vai presidir os trabalhos legislativos.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo