Após abertura do Ano Legislativo, líderes definem pauta de votações

Governo enviou prioridades aos parlamentares

Publicado em 04/02/2021 - 08:50 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi o primeiro a discursar na sessão solene que marcou a abertura do Ano Legislativo.

Ele fez um balanço sobre as ações do governo federal diante da pandemia, entre elas o auxílio emergencial, o programa de crédito a empresas e a ajuda a estados e municípios.

Sob protestos e aplausos, Bolsonaro também agradeceu a aprovação de projetos na legislatura anterior.

O presidente enviou uma mensagem aos parlamentares com as prioridades do governo. No discurso, pediu apoio a projetos como a reforma administrativa e a agenda de privatizações.

O segundo a discursar na abertura do ano legislativo foi o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Ele também fez um balanço das medidas contra a pandemia.

O presidente do Supremo voltou a defender a relação harmoniosa entre os três poderes. Luiz Fux agradeceu aos ex-presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, e pediu que os novos presidentes, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, deixem bons legados.

O presidente da Câmara, o alagoano Arthur Lira, foi o terceiro a discursar, como manda o protocolo, e destacou que a prioridade da Câmara tem que ser a análise da proposta de Lei Orçamentária e dos 24 vetos presidenciais, para destravar a pauta do Congresso.

O parlamentar defendeu novamente a harmonia entre os poderes, e o respeito à independência de cada um para enfrentar a crise.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi o último a falar na cerimônia. Pacheco pediu pacificação e a superação de extremismos entre os partidos, focou também na independência dos três poderes, enfatizou que vai defender as prerrogativas do Congresso Nacional e destacou que não pode haver substituição de papel entre os poderes.

Nesta quinta-feira (4), está marcada a primeira reunião de líderes na Câmara de Deputados sob comando de Arthur Lira para definir a pauta de votações da próxima semana.

No Senado já tem marcada votação para esta quinta-feira. Na pauta, a medida provisória que autoriza a participação do Brasil ao consórcio Covax Facility, consórcio mundial de acesso a vacinas para combater a covid-19.

 

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo