Rito de impeachment de Witzel pode terminar em abril, diz relator

Witzel é acusado de irregularidades em contratos de saúde

Publicado em 12/02/2021 - 14:16 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A decisão do Superior Tribunal de Justiça, que tornou réu o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pode destravar o processo de impeachment que corre contra ele na Assembleia Legislativa. O rito está suspenso desde uma decisão do Supremo Tribunal Federal, determinando que Witzel só poderá ser ouvido após ter conhecimento de todas as acusações que pesam contra ele. E isso envolve ter acesso à delação premiada do ex-secretário estadual de saúde, Edmar Santos, que é peça chave da denúncia criminal e está sob sigilo. Mas. agora que a denúncia já foi aceita pelo STJ, o sigilo se encerra, permitindo a continuidade dos trabalhos na Alerj.

No entanto, o relator do caso na Corte, ministro Benedito Gonçalves, ainda precisa analisar se a divulgação dessas informações não prejudica alguma outra investigação em curso, e ouvir o Ministério Público Federal, antes de liberar o acesso ao material. A decisão deve ser dada nos próximos dias.

O relator do processo de impeachment na ALerj, deputado Waldeck Carneiro, espera retomar o rito logo em seguida, chegando a um resultado final já nos próximos meses. 
Tanto perante à Justiça, quanto no seu processo de impeachment, Witzel é acusado de diversas irregularidades nos contratos emergenciais firmados para a construção de hospitais de campanha e a compra de equipamentos e insumos para combater a pandemia de covid-19.

Essas primeiras acusações levaram a outras de favorecimento de empresas da área da saúde também em outros contratos. Nesta quinta-feira, ele se tornou réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve seu afastamento do cargo prorrogado por mais um ano.

O ministro relator do caso no STJ, Benedito Golçalves, declarou que há indícios razoáveis de autoria e materialidade dos crimes.

Witzel se defendeu em postagens nas redes sociais. Afirmou que o processo penal é meramente político, além de duvidoso e recheado de acusações falhas. Disse ainda que tem certeza de que será absolvido, apesar do desgaste irreparável causado à sua imagem.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo