Covid-19: Câmara aprova texto sobre compra de vacinas por empresas

Previsão é que mesma quantidade de doses seja oferecida ao SUS

Publicado em 07/04/2021 - 11:43 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que permite às empresas privadas comprarem vacinas contra à covid-19 para imunização gratuita dos próprios empregados antes mesmo do SUS vacinar toda população do grupo prioritário. O texto, porém, obriga as empresas a doarem ao Sistema Único de Saúde a mesma quantidade usada nos funcionários.

Foram 317 votos a favor e 120 contrários ao projeto. Os parlamentares ainda precisam votar quatro destaques que podem alterar o texto, em uma nova sessão marcada para esta quarta-feira (7). Ao defender a medida, o líder do Cidadania na Câmara, deputado Alex Manente, de São Paulo, argumentou que o projeto amplia a oferta de vacinas no país.

Atualmente, uma lei,  sancionada há um mês atrás, já permite a compra de vacinas pela iniciativa privada. Mas, só autoriza a vacinação dos quadros da empresa após todos os grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações receberem as doses. 

Já o projeto em discussão na Câmara permite a vacinação pela iniciativa privada de forma imediata. As empresas poderão imunizar tanto os empregados diretos, como os terceirizados, estagiários ou autônomos que prestem serviços à companhia que adquirir as vacinas.

A oposição tentou obstruir a votação argumentando que a medida legaliza furar a fila da vacinação, passando na frente dos grupos prioritários da população, como defendeu o líder da minoria na casa, o deputado Marcelo Freixo, do PSOL do Rio de Janeiro.

O projeto em discussão ainda determina que as compras feitas aos laboratórios que já fecharam contratos com o governo federal só poderão ser entregues depois da farmacêutica responsável cumprir integralmente o repasse das doses ao Ministério da Saúde.

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo