Witzel diz que não controlou licitações e acusa ex-secretário de saúde

Governador afastado prestou depoimento a tribunal misto do impeachment

Publicado em 07/04/2021 - 19:35 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador afastado do Rio, Wilson Witzel, acusou o ex-secretário de Saúde, Edmar Santos, de receber propina. Segundo Witzel, Edmar não tinha sinais de riqueza, mas citou o fato de terem sido encontrados R$ 8 milhões no colchão da casa dele.

A afirmação foi feita durante depoimento prestado nesta quarta-feira (7) ao Tribunal Especial Misto, responsável pelo julgamento do impeachment do governador afastado Wilson Witzel por suspeitas de desvios na área da Saúde durante a pandemia.

Em sua defesa, Witzel afirmou que não tem controle sobre as escolhas das empresas e que quem devia favores era o próprio Edmar, pelo fato de estar associado a grupos criminosos interessados em contratar as empresas. Ele declarou que, por causa da quantidade de contratos envolvidos em diferentes esferas de um governo, não há como controlar as licitações.

Presidido pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, o Tribunal Misto ouviu do ex-secretário de Saúde que Witzel foi quem pediu a requalificação da Organização Social Unir Saúde e o restabelecimento dos contratos firmados pela instituição com a Secretaria de Saúde. A OS havia sido desqualificada em outubro de 2019.

Edmar Santos negou ter indicado o ex-subsecretário executivo de Saúde do estado Gabriell Neves, e responsabilizou "grupos ligados ao Witzel e ao Pastor Everaldo” pela escolha. Neves é acusado por desvios na compra de respiradores inadequados para o tratamento de Covid-19 e também pela contratação da Organização Social Iabas para a construção de hospitais de campanha que nunca foram entregues. 

O governador afastado estava presente na sessão especial desta quarta-feira do Tribunal Misto.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo