Discussão sobre a Reforma Administrativa é adiada na CCJ

Deputados voltam a se reunir na próxima segunda-feira (24)

Publicado em 20/05/2021 - 12:09 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A discussão sobre a Reforma Administrativa marcada para esta quinta-feira (20) foi adiada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Os parlamentares decidiram transferir a reunião para outro dia porque a sessão do plenário do dia anterior só terminou de madrugada, dificultando a participação dos parlamentares na CCJ na manhã desta quinta-feira.

A CCJ volta a se reunir na segunda-feira (24) da próxima semana para discutir a proposta, com a expectativa de votação no dia seguinte, na terça-feira (25) da próxima semana.

A PEC, Proposta de Emenda à Constituição, da Reforma Administrativa enviada pelo governo, entre outras mudanças, acaba com a estabilidade dos futuros servidores públicos, com exceção das carreiras típicas de estado, que só terão estabilidade após 10 anos na função. A PEC mantém a necessidade de concurso público, mas a efetivação no cargo só ocorrerá após um período de avaliação. 

Na última segunda-feira (17), o parecer da PEC foi apresentado pelo relator Darci de Matos, do PSD de Santa Catarina. Ele solicitou a aprovação da reforma na CCJ, com a retirada de apenas dois trechos, entre eles, o que permite ao Presidente da República extinguir, transformar ou fundir órgãos e entidades públicas por decreto, sem necessidade de apreciação do Congresso. Para o relator, esse ponto fere a independência entre os poderes.

A Comissão de Constituição e Justiça discute se a PEC é ou não constitucional. Se aprovada na CCJ, deve ser criada uma comissão especial para discutir o mérito da reforma administrativa.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo