Guedes participa de audiência na Câmara sobre reforma administrativa

Publicado em 08/07/2021 - 09:14 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia Paulo Guedes esteve nesta quarta-feira (7)  na Câmara dos Deputados para tratar das mudanças propostas pela PEC que traz novas regras para o funcionalismo público.

 Guedes abriu a audiência na Comissão Especial sobre o tema, afirmando que a reforma administrativa vai modernizar e garantir qualidade no serviço público.

O governo propõe mudanças na estabilidade, criando diferentes tipos de vínculo, inclusive, sem concurso público. O ministro defendeu mudanças na avaliação para garantir estabilidade de quem ingressar na carreira pública.

 Hoje a avaliação do servidor público já é prevista em Lei. Para ter estabilidade, o servidor precisa ser aprovado em um estágio probatório por período de 2 anos, onde será avaliado o desempenho no cargo.

Já há consenso entre os parlamentares que os atuais servidores não serão atingidos. Os defensores argumentam que a proposta vai trazer mais eficiência e diminuir os custos do serviço público no Brasil. 

O ministério da Economia não enviou oficialmente ao congresso, até o momento, o impacto financeiro da proposta. Já os críticos da reforma administrativa, sustentam que o texto não reduz gastos e aprofunda as desigualdades já existentes no funcionalismo.

É o que defendeu o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, o deputado professor Israel do PV do Distrito Federal.

A proposta da reforma administrativa apresentada pelo governo, preserva as vantagens para juízes, desembargadores, ministros dos tribunais superiores, procuradores, promotores, militares e congressistas.

 

 

 

Edição: Jéssica Gonçalves/Edard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo