Comissão da Câmara aprova relatório que prevê "distritão puro"

Publicado em 10/08/2021 - 09:11 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre mudanças nas regras eleitorais aprovou, na noite dessa segunda-feira, o relatório da deputada Renata Abreu, do Podemos de São Paulo, que prevê a adoção do sistema majoritário na escolha dos cargos para deputados estaduais e federais em 2022. É o chamado "distritão puro".

Atualmente, a eleição para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores é feita no sistema proporcional. Com o distritão, venceria o candidato mais votado na localidade, independentemente da votação no partido, o que caracteriza um sistema eleitoral majoritário.

O texto da relatora autoriza ainda a retomada das coligações proporcionais, que estavam proibidas nas últimas eleições.

Para vários deputados as medidas fragilizam os partidos políticos, e favorecem a eleição de celebridades.

O texto também prevê o chamado voto preferencial para presidente, governador e prefeito e, por consequência, o fim do segundo turno.

Também está prevista mudança na data de posse dos chefes do Executivo, que atualmente ocorre em 1º de janeiro. A relatora propõe posse em 5 de janeiro para presidente da República e em 6 de janeiro para governadores e prefeitos. E isso, a partir de 2027.

Para incentivar a população a participar da política, um dos artigos prevê que os votos dados em mulheres e negros para a Câmara dos Deputados vão contar em dobro para a distribuição do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

A Proposta de Emenda à Constituição foi apresentada inicialmente com o objetivo de impedir a realização de eleições em datas próximas a feriados. Mas, sofreu uma série de alterações.

A aprovação definitiva das mudanças nas regras eleitorais depende ainda de votação em dois turnos nos Plenários da Câmara e do Senado.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo