Medida Provisória com mudança no Bolsa Família chega ao Congresso

Publicado em 09/08/2021 - 13:54 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Bolsa Família vai mudar. O texto que propõe a criação de um novo programa social, já está na Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro foi, pessoalmente, entregar a Medida Provisória ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Acompanhado de oito ministros, Jair Bolsonaro saiu do Palácio do Planalto com a comitiva, atravessou o eixo monumental, via da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e chegou ao Congresso, onde se reuniu com Lira e os demais parlamentares.

Durante o encontro, no gabinete do presidente Arthur Lira, o presidente Bolsonaro entregou o texto da Medida Provisória que cria um novo programa social no lugar do atual Bolsa Família, o Auxílio Brasil. Segundo ele, a proposta é que o novo programa pague, pelo menos, 50% a mais do valor do Bolsa Família.

Arthur Lira, ao receber o texto das mãos do presidente Bolsonaro, disse que a matéria é um ponto urgente para a questão social do país por conta da pandemia de covid-19.

Durante o encontro não foi especificada a fonte do dinheiro a ser incorporado pelo programa. No entanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado que é preciso controlar gastos inesperados, que costumam surgir em decisões dos três poderes da República, para garantir o aumento do programa social.

A medida provisória que o presidente Bolsonaro entregou à Arthur Lira ainda cria o Programa Alimenta Brasil, no lugar do atual Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, a MP cria o benefício Primeira Infância, com prioridade a essa faixa etária nas ações sociais do governo. Com isso, as famílias mais vulneráveis socialmente serão apoiadas com os maiores investimentos de programas.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo